sábado, 28 de março de 2009

Defeitos X Qualidades


Hj me deparei com uma reportagem sobre a audácia de um bombeiro que salvou um menininho autista, usando uma fantasia de Homem-Aranha. Isso me causou à primeira vista algo como: “Caraca que lindo!” E mal sabia eu que isso seria o começo da cascata de sentimentos.

Não sei bem. Ainda são incontáveis pensamentos, sentimentos.

Que tesouros se escondem nas pessoas? Quais seus valores? O que é indispensável?
Onde está sua crença? Já desistiu de planos, sonhos?

Mais ou menos por aí, pensava, pensava, mas não chegava conclusão nenhuma, mais pareciam pensamentos vagos, sem respostas ou sem sentido. Mas o que tem sentido? O que tem razão?
O mundo mudou muito, pessoas, conceitos, certo X errado.

E eu me pergunto o que sobrou em mim? Ou ainda, se há algo em mim. Me senti pequena, (sim menor do que já sou, antes que façam essa antiga piada).

E escuto meu coração dizer, que nada se perdeu em mim, que está tudo guardado onde deveria estar, tudo sempre existiu em nós, o que muda é a intensidade ou a quantidade de vezes que fixamos nossa atenção em algo especifico dentro de nós!

E então vi muita coisa, valores que ainda tenho preservados em relicários intactos.
Defeitos x Qualidade! Tenho muitos de ambos, graças à Deus!
Mas... hoje algo me chama mais atenção.
Algumas pessoas sentem dificuldade em perdoar. Eu não tenho problema. Perdoo muito fácil as pessoas, e até tem gente que me chama de inocente por isso. Isso não consegue ser definido, hora surge como qualidade, e hora deparo com um defeito enorme. A qualidade de acreditar que as pessoas mudam. E por que não pra melhor?
As pessoas não acreditam uma nas outras, pra evitar correr riscos. Medo de se decepcionar. As frustrações existem.
Mas mesmo assim, talvez por inocência, ou por sabedoria, eu continuo perdoando, acreditando que as pessoas erram sim, mas acreditando também que elas podem ser melhor (não que issu seja escolha minha, acaba sendo automático). E se não forem, ou não terei perdido a chance de ter perdoado alguém, pois quem não aproveitou não terei sido eu.

Talvez eu seja boba por isso. Mas talvez eu seja sábia por isso.

2 comentários:

Tikão disse...

"A dúvida é o principio da sabedoria". - Aristóteles.
No mais nada mais.
Away!
Fim de papo; deixa...

Marco Robadey disse...

Perdoar é dar a chance de acertar novamente, mas fica a possibilidade do erro. Mas o que nos faz humanos é a possibilidade de errar.